Início Destaque Guarda Mirim

Guarda Mirim

Jovens construindo uma nova cidadania.

232
0

A Guarda Mirim de São João do Paraíso, tem como finalidade precípua amparar adolescentes e assegurar-lhe uma formação moral, cívica e técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, intelectual, moral e psicossocial alem de encaminhá-los a um emprego, que lhes garanta todos os direitos trabalhistas e previdenciários. Atualmente contam com 230 adolescentes de 13 a 17 anos, sendo-lhe possibilitado o estágio apenas a partir dos 14 anos de idade.

A instituição é responsável por auxiliar a administração pública, no desempenho de suas funções, compondo os quadros nas respectivas vagas demandadas. Antes de apresentar um guarda mirim a sociedade, o jovem passa por treinamento voltado para sua formação cidadã frequentando um curso que é lecionado disciplinas de moral e cívica, trânsito, cidadania, meio ambiente, prontossocorrismo, drogas e violência em consonância com atividades lúdicas como educação física, ordem unida e um jogos internos da GM.

Graduação
Os jovens concorrem a 06 níveis em 2 graus. Iniciando no grau mirim na graduação de guarda mirim, passa a guarda cidadão e chega a subinspetor e aqueles mais dedicados com aptidão especiais em docência e liderança vão para inspetoria na

graduação de 2° inspetor, depois para 1° inspetor podendo chegar a inspetor geral, ou seja, exemplo real da vida, um afunilamento, explica o coordenador Sargento Maia.

Envolvimento com a Policia Militar
A Policia Militar além de ser idealizadora do projeto, vem se mantendo fomentadora, trazendo todas as noções de hierarquia e disciplina para os guardas mirins, conforme o desenvolvimento sem deixar perder a sua essência combativa e operativa.

 

 

 

Comentários